É muito comum o desperdício de materiais na obra, mas nem sempre a perda é só de material. Não aproveitar bem o tempo e a rotatividade de funcionários também trazem prejuízos para a obra.  

Por isso é importante controlar o desperdício na construção civil, isto é, encontrar as áreas que têm problemas e achar o melhor jeito para resolver isso. Para ajudar nessa tarefa, preparamos um post com dicas imperdíveis. Confira!

Tenha cuidado com armazenamento e transporte de materiais

É muito comum que materiais de obra sejam guardados em lugares que nem sempre são os melhores. Portanto, é bom escolher um lugar coberto e fechado, para que os itens não fiquem no tempo, correndo o risco de estragar por causa da chuva e do vento.

Além disso, encontre um jeito melhor para facilitar o transporte dos materiais. Um exemplo é o uso dos conhecidos carrinhos de mão, eles vão ajudar a evitar o desperdício com quebras e perdas.

Compre somente o necessário

Em uma obra, ainda mais nas grandes, é normal comprar material além do necessário. Isso acontece muito por causa da falta de organização e de controle dos materiais.

Portanto, o ideal é fazer um planejamento das compras. Para isso, você pode usar ferramentas como o simulador de consumo. Fazer controle de estoque também ajuda muito a gerenciar as compras.

Controle o uso dos materiais

Outro tipo de desperdício muito comum em uma construção é o erro de medidas nas construções de lajes e paredes. Muitas vezes a laje é feita com alguma diferença em sua espessura e isso, com certeza, vai pesar no bolso no final das contas.

Outros exemplos do mau uso de materiais para corrigir falhas são: acerto de nivelamento de contrapiso e prumo de parede. Para evitar esse problema, o ideal é fazer o treinamento do pessoal. Além disso, é bom supervisionar a obra e fazer os colaboradores entenderem a importância de seguir as medidas que estão no projeto.

Faça manutenção dos equipamentos

Quando uma máquina quebra, é comum os funcionários pararem o trabalho para esperar o conserto. Isso traz tanto prejuízo financeiro quanto desperdício de tempo. Para reduzir esse problema, o ideal é fazer a manutenção preventiva dos equipamentos.

Essa manutenção ajuda muito pois, além de fazer os equipamentos durarem mais, diminui o número de gastos inesperados com consertos. Além disso, a manutenção periódica ajuda a diminuir o risco de acidentes de trabalho, o que é muito importante na construção civil.

Evite problemas com a mão de obra

Um grande problema na construção civil é a rotatividade de funcionários (turnover). Os principais motivos de saída dos colaboradores são:

  • melhores condições de trabalho;
  • melhores salários;
  • melhores benefícios;
  • término do serviço na obra.

Para diminuir esse problema, o funcionário precisa se sentir motivado, recompensado e reconhecido. Para isso, uma boa opção é oferecer remuneração adicional em caso de bom desempenho, assim como melhorar os benefícios.

Investir em um bom ambiente de trabalho, também é uma maneira de evitar a rotatividade. Isso porque um lugar agradável para trabalhar melhora o relacionamento entre as pessoas e até reduz o número de acidentes.

Por fim, garantir a realocação do funcionário em outra obra é uma medida que é bom para os dois lados. O funcionário mantém seu emprego e a empresa não perde o excelente profissional que tem.

Como você pôde ver, para evitar o desperdício na construção civil é fundamental fazer o planejamento da obra. Além disso, para que o planejamento funcione, tem que fazer uma boa gestão de tudo o que foi mostrado até aqui.

Agora que você já sabe como evitar o desperdício na construção civil, assine a nossa newsletter e receba nossas publicações em seu e-mail!


Os comentários estão fechados.