O barulho é um problema que pode incomodar em qualquer tipo de construção. Seja pelo barulho da betoneira ou a martelada na obra. Não importa de onde ele venha, o ruído incomoda e pode prejudicar a saúde. Mas, felizmente existe um remédio para isso: o isolamento acústico.

É claro que em uma obra não é possível acabar com o ruído completamente, já que o tipo de serviço faz mesmo muito barulho. Entretanto, seguindo algumas dicas, você pode diminuir um pouco esse incômodo que toda obra tem.

A seguir, listamos algumas dicas para que você diminua o barulho na obra e garanta a saúde dos funcionários. Acompanhe!

Controle o volume do barulho e a saúde do funcionário

Toda obra tem atividades bem barulhentas, principalmente aquelas em que o funcionário precisa usar alguma máquina que faz muito barulho. Além do incômodo do alto ruído, o tempo em que ele fica ouvindo esse barulho pode prejudicar a sua audição.

Por isso, é importante medir o nível de ruído de cada máquina e ver se o tempo que ele está trabalhando sobre aquele barulho é aceitável ou não.

Um exemplo é a máquina de cortar revestimentos, que tem nível de ruído de 110,6 dB. Para esse nível de ruído, o tempo ideal de uso diário da máquina é de no máximo 15 minutos. No entanto, para evitar problemas de saúde, o funcionário precisa usar protetores de ouvidos.

Saiba como amenizar o barulho durante a construção

Uma coisa que incomoda bastante na obra, inclusive aos vizinhos, é a máquina de fazer concreto — betoneira. Uma boa sugestão para afastar esse barulho da obra e dos vizinhos é colocá-la em um lugar em que ela incomode menos. Além disso, você pode colocar uma borracha por dentro dela, que ajuda a diminuir o ruído.

O bate-estacas, equipamento usado na fase de fundação, é outro problema sério de barulho em obras. Para diminuir o problema, uma alternativa é fazer a fundação usando outro sistema, a estaca escavada. Esse é um método um pouco mais demorado, porém, mais silencioso. Entretanto, esse modo produz muita lama que precisa ser retirada da obra por caminhões.

O movimento de caminhões para entrega ou retirada de materiais de construção, entulhos ou terras, é outro motivo de reclamação pela vizinhança. Assim, procure sempre fazer essas atividades durante o horário comercial.

Dicas para diminuir os barulhos na obra

Alguns barulhos infelizmente fazem parte da obra. Já outros, podem ser evitados. Por exemplo, dependendo do tipo de material, você pode comprá-los já cortados, como o aço. Assim, você consegue evitar o uso de serras para cortar esse tipo de material, além de evitar desperdícios de material.

Outra maneira de reduzir o som é sempre conferir se todos os maquinários estão bem regulados, se as serras em máquinas de cortar estão bem presas, se todos os parafusos estão bem apertados etc. Dessa maneira, você garante que a máquina estará funcionando sem forçar o motor, além de economizar na reposição de peças como serras, brocas etc.

Por isso, ao fazer o planejamento da sua obra não se esqueça de colocar essas atividades na lista.

Viu só, seguindo essas dicas você poderá amenizar o barulho durante a construção e ainda proteger a saúde do funcionário.

E então? Gostou das nossas dicas sobre isolamento acústico? Então não vá embora ainda, veja neste artigo como fazer um bom planejamento de obras. Confira!

 


Os comentários estão fechados.