Um dos grandes benefícios trazidos pela era digital é, certamente, o número de ferramentas que facilitam o nosso dia a dia, permitindo que a comunicação e o acesso às informações sejam feitos de forma mais rápida e eficiente.

Entre elas, podemos destacar o WhatsApp, que já conta com milhões de usuários no mundo todo e tem se tornado uma forma cada vez mais eficaz de entrar em contato com outras pessoas. Mas, você sabia que também é possível utilizar esse aplicativo para atender aos seus clientes?

Além de ser uma excelente alternativa de marketing, o atendimento pelo WhatsApp também ajuda a estreitar a relação com o seu público. E se você trabalha no ramo da construção civil, continue a leitura e aproveite para conhecer alguns bons motivos para utilizar essa ferramenta em seu trabalho!

Por que é mais fácil fazer o atendimento pelo WhatsApp?

Nos dias atuais, é difícil encontrar alguém que ainda não tenha uma conta no WhatsApp. Sendo assim, é possível transformar a troca de contatos com o cliente em um canal para troca de informações e um atendimento personalizado!

Essa popularidade do aplicativo também faz com que as empresas queiram utilizá-lo para divulgar as suas marcas, reter ou aumentar o seu número de clientes e, até mesmo, formar boas parcerias profissionais. Além disso, o uso frequente dos celulares ainda faz com que o contato seja mais eficiente e a velocidade de resposta, mais instantânea.

O WhatsApp possui, ainda, ferramentas audiovisuais que permitem a realização de campanhas de marketing para o seu serviço, a criação de uma boa rede de contatos para divulgação e uma comunicação fácil e rápida com o cliente. É possível enviar fotos e vídeos da obra e, até mesmo, documentos referentes ao contrato ou algum outro planejamento da construção.

Como fazer o atendimento pelo WhatsApp?

Agora que você já sabe como o WhatsApp pode facilitar o relacionamento com os seus clientes, confira algumas práticas para utilizar ainda melhor a ferramenta nos negócios.

1. Estabeleça horários fixos

Muitos clientes acabam não respeitando os horários de atendimento e mandam mensagens em momentos inoportunos, nos quais você não está trabalhando. Por isso, é muito importante delimitar um horário em que você estará disponível para atender e deixar essa informação bem clara no seu perfil.

O cliente pode achar que você deve responder na hora que ele mandou a mensagem, mas se você tiver um horário pré-determinado para isso, é possível se resguardar no caso de alguma reclamação.

2. Utilize uma foto discreta

Como as relações profissionais são mais formais e você não tem intimidade com as pessoas com as quais está lidando, é aconselhável utilizar de uma foto que seja o mais discreta possível e aparente seriedade. Ao escolher uma imagem mais formal, você ainda transmite uma sensação de confiança e comprometimento para o seu cliente.

3. Mande mensagens de ausência

Quando você não puder atender, seja por algum imprevisto ou outras ocupações — como uma reunião, por exemplo —, informe ao seu cliente que estará ausente para que ele não fique na expectativa de um retorno imediato da mensagem.

4. Tenha um celular só para o trabalho

Trabalhar e manter uma rede de contatos com os clientes fica mais fácil quando você tem um número só para essa finalidade. Sendo assim, o indicado é que você tenha um contato somente para trabalho e outro para as relações mais pessoais.

Assim, você vai conseguir se organizar melhor e utilizar o WhatsApp apenas no horário do trabalho, enquanto o seu perfil pessoal vai estar voltado apenas para a família e os amigos, sem que você precise ser tão formal.

5. Seja ágil ao responder as mensagens

É muito importante que você não demore a responder o seu cliente, ainda mais se for o primeiro contato e você estiver tentando fidelizá-lo. Mostre-se sempre disposto a ajudar e, se você visualizou a mensagem, responda o mais rápido possível para não criar uma frustração em seu cliente.

Por fim, tenha em mente que esse contato por WhatsApp só irá ocorrer se a pessoa te permitir fazer isso. Em hipótese alguma mande uma mensagem sem o consentimento do destinatário. Dessa forma, você pode acabar perdendo um possível serviço.

E aí? Gostou de aprender um pouco mais sobre como fazer um atendimento pelo WhatsApp? Ficou interessado em ver mais conteúdos como esse? Então, confira 5 dicas para você economizar na compra de materiais de construção!


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